Site responsivo, o que isso quer dizer?
Em poucas palavras é todo aquele site capaz de adequar seu visual aos mais variados tamanhos de tela sem apresentar textos ou imagens distorcidas ou mesmo exigir que o usuário aplique zoom na tela para poder ler o conteúdo.
Há um tempo atrás ter um site responsivo era um diferencial competitivo mas nos dias de hoje se tornou uma necessidade primária.
Diferente do que ocorria a pouco mais de uma década, onde o acesso a internet era feito predominantemente através de computadores, hoje em dia os acessos são realizados através de dispositivos como smartphones, tablets, smartTVs, smartWatches dentre outros.
Diante desse cenário surgiu a necessidade de se desenvolver ferramentas que criassem uma boa experiência para o usuário independentemente do dispositivo que este estivesse utilizando. A partir daí surgiu o design responsivo, que, através de programação, capta detalhes sobre a tela do aparelho, tais como tamanho e resolução, e com isso altera a estrutura do site de modo a evitar distorções e entregar a melhor experiência para o usuário.
Apesar da gama de dispositivos que se tem atualmente, os esforços maiores se concentram nos usuários de smartphones, visto que, segundo pesquisas, este é de longe o meio mais utilizado entre os internautas para acessarem a internet.
Sites responsivos para o Google
Pensando nisso, em 2015, a Google começou a priorizar sites responsivos em seu buscador, para pesquisas realizadas através de dispositivos móveis, com o intuito de entregar a melhor experiência possível para o usuário.
Caso você já tenha um site e queira saber se ele está otimizado para dispositivos móveis, clique aqui, em seguida, na página que abrir digite o endereço do seu site e veja o diagnóstico.
Acredito que agora você tenha entendido o conceito e a importância do mesmo para o seu site. Caso precise de ajuda a partir daqui, pode me questionar através dos comentários ou falar comigo reservadamente através de uma consultoria gratuita.